outubro 28, 2009

Dia dos Mortos

Estava pesquisando uns desenhos para tatuagens esses dias e me deparei com algo meio inusitado: A Santa Morte. Claro que eu já tinha visto aquele desenho de uma "santa" que no luigar da face tinha uma ceveira, mas pensei que era algo meio macabro sa, nada sério.Mas o pior (ou melhor) é que ela existe e é uma santa de verdade mesmo.
A Santa Muerte é originária do México, aonde se comemora (comemora mesmo!) o dia de Finados.O que para nós é um dia que vamos ao cemitério, nos lamentamos e ficamos cabisbaixos o dia todo, para os mexicanos é dia de celebrar a vida e dedica-se a festa às crianças e aos parentes já falecidos.
O povo mexicano se dedica muita a essa festa, pois afirmam que é neste dia que as almas dos falecidos vem visitar seus parentes.Para comemorar há muita música, bebidas,comidas e os mais variados tipos de doces, aonde tudo lembra Santa Muerte e caveiras.
Neste dia, é feito uma altar que tenha uma foto da pessoa a ser lembrada, doces sírios e uma pintura das almas no purgatório,esses itens são indispensáveis na montagem do altar.





*Seilá, achei interessante.E confesso que acho bem mais interessante o modo deles passarem o 2/11 e que eu realmente acho a Santa Muerte e La Catrina muito bonitas :D