"Petistas pedem abertura de arquivos da ditadura militar
A possibilidade de punição a quem cometeu crime de tortura durante o regime militar voltou a ser debatida, nesta semana, em plenário pelos deputados Pedro Wilson (PT-GO) e Paulo Teixeira (PT-SP), que pedem a abertura dos documentos da ditadura como forma de evitar que esse tipo de crime volte a ocorrer.
Presidente do Comitê pela Anistia de Goiás, Pedro Wilson lembrou que na próxima semana a Lei da Anistia completará 19 anos. O deputado, que discorda da necessidade da revisão da lei, avalia porém que a sociedade não pode se omitir diante da história da tortura praticada no País.
De acordo com Pedro Wilson, o Direito Penal entende como crime continuado a ocultação de cadáveres. “Enquanto não se estabelece a localização dos restos mortais de alguém, o crime não pode ser fechado”, explica. No entanto, continua, não se deve buscar represálias ou revanchismos. “Em vista dos mortos e desaparecidos no Brasil, queremos que a memória e a verdade sejam estabelecidas, para que a História do País não fique presa ao passado, mas tenha os olhos voltados para o presente e para o futuro”, disse o deputado, ao reconhecer a importância das Forças Armadas para o Brasil."
De verdade,me emocionei lendo ** nasci para usar um microfone :]