janeiro 04, 2011

Religião. ou Fé?

O que é o certo: ter uma religião ou ter fé? Existe um certo? Quem é você pra julgar o certo?
Começo meus devaneios de hoje ouvindo uma rádio evangélica, "mas Ingra, tu não é Umbandista?"
ta, e daí? O Deus não é o mesmo? Jesus não é o mesmo? Pra mim é.
E isso basta.
Choca-me o quanto os jovens se distanciaram da fé.Não da religião, da fé mesmo. Já vi jovens que  vão ao culto, missa ou seja lá como denominam, TODAS as semanas, sem falha.Domingo é o dia de ir, pãrãrã. Tô aqui, tô rezando, olha mãe. Mas na sua cabeça e na sua alma,ele não sente nada. São palavras, frases, cânticos decorados e proferidos automaticamente sem um pingo de sentimento ou de verdade.
Geralmente essas pessoas são aquelas fanáticas religiosas, que odeiam a religião dos outros e simplesmente tenta te converter todas, mas TODAS as vezes que você conversa com ela.
"Opa seu João, como vai a família?"
"Vai ótima, e a sua?"
"Tudo bem também."
"Lembrei de ti essa semana, a gente tá fazendo um retiro..."
É nesse momento que você tem vontade de gritar "FUJAM PARA AS MONTANHAS!"
É chato. É constrangedor. As pessoas não percebem que se você quiser visitar a igreja, capela ou seilá o que dela você vai pedir? Convidar uma vez, nas entrelinhas é até legal, te desperta a curiosidade. Mas ficar insistindo todas as vezes que te encherga, é chato pra caralho.
Eu já fui em tudo quanto é coisa.Católica, Luterana,Budista,Espírita, Seicho no ie,Umbanda,Quimbanda,enfim, penso que como jornalista o mínimo que eu tenho que fazer é conhecer. Mas confesso, só vou quando o convite é singelo, educado, e me desperta curiosidade.Sim , sou um ser inquieto e quero ver tudo. Mas na manha, sem pressão :)
Sabe, eu sou muito devota. De Deus mesmo, creio nele, muito mesmo. Creio em santos, orixás (antes de dizer alguma bobagem procure no google "sincretismo umbanda".Obrigada.) , minha família sempre foi de muita fé (pai médium e aquela coisa toda) e eu não consigo entender esses jovens, que pensam que existem por si só, são os fodões e não precisam de força nenhuma.
Porque pra mim, é isso que é a fé: uma força, poderosa, com a qual podemos mudar as nossas vidas.
Sim, minhas idéias são confusas; e acho que ainda não aprendi uma maneira de ordená-las de modo conpreensível.Mas por hoje é isso. :)
Creia, "1 São João 4:4 - Maior é o Espírito que está em vós do que o que está no mundo." e é Ele está em nós. Ele é o Senhor, seja na Umbanda ou na Quadrangular, seja Deus ou Oxalá "...limpará dos seus olhos todas as lágrimas, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas ♪"
Quem crê não se arrepende.Mas quem crê de verdade, com o coração. 
Chega de preconceito com as religões alheias, a intenção de todos é a mesma: chegar à Ele. 
A única diferença, é que escolhemos caminhos diferentes.