maio 18, 2012

Será que veta?

Por Ingra Costa e Silva

Uma áurea de bondade entorna o Brasil. “Veta Dilma, Veta tudo!”  dizem. Dizem, falam. Mas, se a presidenta vai escutar ninguém sabe. 

Para uma pessoa que milita praticamente desde o útero, é muito gratificante ver pessoas pensando não só no absurdo que é perdoar as dívidas dos desmatadores, mas no impacto que a nova medida defendida pela bancada ruralista causará ao meio ambiente. Porém, mal sabem que o buraco é (muito) mais embaixo.
Pouca gente sabe, mas a anistia já vem sendo executada desde o ano de 2008 quando, através de um decreto presidencial, Lula “perdoou” dívidas de muitos inimigos da natureza.

É importante lembrar que (infelizmente) um governo é baseado na troca de favores. Projetos são aprovados motivados por interesses. Sejam cargos, emendas ou votos trocados em algum outro projeto. Sempre foi assim. Mesmo que o Brasil seja governado por um partido que um dia já se disse “do povo”, o interesse da massa é o último a ser levado em consideração.

A presidenta não tem interesse algum em aprovar o projeto. O modelo de governo que o PT segue é totalmente contrário à preservação ambiental. O país está seguindo um modelo de governo atrasado, ignorante e destruidor.  Belo monte é muito mais que um exemplo dessa ideia. Aonde povos ribeirinhos, indígenas e uma diversidade imensa de animais foram deixados de lado em nome do lucro, do capital. Para Dilma, o veto do código é o rompimento de uma política que vem sendo praticada há décadas. Porém, com a pressão popular aumentando violentamente a cada dia, levando Dilma a se sentir constrangida em alguns momentos (como num pronunciamento oficial em que a atriz Camila Pitanga quebrou o protocolo falando Veta Dilma) acredito que a senhora (não mais) do povo possa estar cogitando a ideia.

Jogo de interesses por jogo de interesses, o povo não esqueceria o veto. Sem contar que as Olimpíadas e a Copa do Mundo estão aí. O mundo não ficaria nada contente com manifestações nas festas geradoras de milhões. Além disso, o Brasil também não gostaria de ficar com título de país que odeia o meio ambiente.
Mais do que nunca, é hora de mobilizar. Os jovens com coragem pra mudar a realidade estão se unindo e se politizando, fazendo questão de entender o código por trás do que a grande mídia mostra. Pintando a cara e saindo às ruas para pedir em coro “Veta Dilma!”.

Veta, e não nos envergonhe mais.